‘Polícia não cometeu exageros’, diz Serra sobre confronto na USP


CDC

Cinco alunos e cinco policiais ficaram feridos durante manifestação.
Professores pedem reajuste; estudantes querem saída de reitora.

Fausto Carneiro Do G1, em Brasília

O governador José Serra (São Paulo) disse nesta quinta-feira (10) que a Polícia Militar agiu corretamente durante manifestação de estudantes e funcionários da Universidade de São Paulo (USP), que deixou cinco alunos e cinco policiais feridos nesta terça-feira. “A polícia não cometeu nenhum exagero, porque cumpriu ordem judicial”, afirmou. 

O cerco de estudantes a um grupo de policiais motivou o confronto entre manifestantes e a Polícia Militar no final da tarde desta terça-feira no campus USP. Segundo o tenente-coronel, Cláudio Longo, um grupo de manifestantes tentou agredir policiais enquanto retornavam para a frente da Reitoria, após desbloquear o acesso à universidade. 

Em greve desde o dia 5 de maio, os funcionários pedem reajuste de 16% – reposição da inflação dos últimos 12 meses (estimada em 6,1%) mais 10% de reposição de perdas anteriores -, além de incorporação de R$ 200 ao salário. Também exigem a readmissão do ex-diretor do sindicato Claudionor Brandão e a retirada de processos contra a categoria.

Em pauta unificada, os professores reivindicam reposição da inflação dos últimos 12 meses, 10% de perdas dos últimos 20 anos e uma parcela fixa a ser somada no salário. Desde o dia 5, eles decidiram entrar em greve. A adesão dos docentes é parcial, mas o sindicato não tem uma estimativa.

O Diretório Central dos Estudantes, por sua vez, reivindica a saída imediata da reitora, Suely Vilela, além da retirada da PM do campus, e protesta contra a oferta de cursos de graduação à distância pela universidade. Parte dos estudantes decidiu entrar em “greve” e deixaram de assistir às aulas. 

 

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1190414-5604,00-POLICIA+NAO+COMETEU+EXAGEROS+DIZ+SERRA+SOBRE+CONFRONTO+NA+USP.html

Anúncios

Autor: tenpedroso

Tenente da Polícia Militar do Paraná, Graduando em Direito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s