Profissão de Perigo (OIT)

Copiei este documento, do site da Organização Mundial do Trabalho, que traz alguns aspectos sobre a atividade Polcial. Original em “http://www.ilo.org/public/english/protection/safework/cis/products/hdo/pdf/offcr_police.pdf”.

O que é uma ficha técnica sobre Profissão Perigo?
Esta ficha é uma das Fichas Internacionais sobre Ocupações. Destina-se para os profissionais envolvidos com a saúde e segurança no trabalho: profissionais médicos e enfermeiros, engenheiros de segurança, higiene, educação e especialistas da informação, inspetores, dos empregadores representantes, representantes dos trabalhadores, segurança dos funcionários e outras pessoas competentes.
Esta ficha, em um formato padrão, os diferentes riscos a que policiais e funcionários responsáveis pela aplicação da lei podem ser expostos no decurso do seu trabalho normal.
Esta ficha é uma fonte de informação, em vez de consultar um especialista. Com o conhecimento das causas de ferimentos e doenças, é mais fácil de conceber e implementar medidas adequadas para a prevenção.

Anúncios

Copiei este documento, do site da Organização Mundial do Trabalho, que traz alguns aspectos sobre a atividade Polcial. Original em http://www.ilo.org/public/english/protection/safework/cis/
products/hdo/pdf/offcr_police.pdf
.

O que é uma ficha técnica sobre Profissão Perigo?
Esta ficha é uma das Fichas Internacionais sobre Ocupações.  Destina-se para os profissionais envolvidos com a saúde  e segurança no trabalho: profissionais médicos e enfermeiros, engenheiros de segurança, higiene, educação e especialistas da informação, inspetores, dos empregadores representantes, representantes dos trabalhadores, segurança dos funcionários e outras pessoas competentes.
Esta ficha, em um formato padrão, os diferentes riscos a que policiais e funcionários responsáveis pela aplicação da lei podem ser expostos no decurso do seu trabalho normal. 
Esta ficha é uma fonte de informação, em vez de consultar um especialista.  Com o conhecimento das causas de ferimentos e doenças, é mais fácil de conceber e implementar medidas adequadas para a prevenção.

Esta ficha é constituída por quatro páginas:
Página 1: Informações sobre os riscos mais relevantes relacionados com a profissão.
Página 2: Uma apresentação mais detalhada e sistematizada sobre os diferentes riscos relacionadas com o trabalho com indicadores de medidas preventivas.
Página 3: Sugestões para medidas preventivas selecionadas para perigos.
Página 4: informação especializada principalmente relevante para a segurança,  e para os profissionais de saúde, incluindo informações como uma breve descrição do trabalho, uma lista de tarefas, notas e referências.

Quem é um policial de aplicação da lei?
Um trabalhador cuja tarefa principal é proteger o público.  Isto inclui a proteção contra a criminalidade, a preservação da ordem civil,controle do tráfego e outros regulamentos, prevenção de álcool e abuso de substâncias, prevenção de distúrbios civis, armas e controle, a aplicação da lei, investigações e as solicitadas pelas autoridades nacionais ou  autoridade local.
 
O que é perigoso sobre este trabalho?
Polícia / funcionários responsáveis pela aplicação da lei podem correr um grande risco de serem atacados, feridos ou mesmo mortos por criminosos e outros pessoas cujo comportamento não concorda com a lei e as normas da sociedade.  Eles também podem sofrer de “fogo amigo”.

Muitos policiais e funcionários responsáveis pela aplicação da lei estão envolvidos em trabalhos relacionados com acidentes – choques com veículo, quedas durante a perseguição, salvamento e operações semelhantes, etc.

Polícia / funcionários responsáveis pela aplicação da lei normalmente vivem em constante receio de perigo físico, o trabalho longo e irregular de horas, e estão expostos a desagradáveis lados da vida.  Isso muitas vezes resulta em estresse psicológico, familiar e problemas de personalidade .

Polícia / funcionários responsáveis pela aplicação da lei podem desenvolver problemas de saúde como resultado de uma grande exposição ao ar livre, inclusive no âmbito do sol ou em condições meteorológicas desfavoráveis.
Contacto físico com as pessoas que têm doenças contagiosas (em especial o HIV) é um perigo grave para a saúde.

 
________________________________________
 Page 2

 Internacional sobre Profissão Perigo Fichas
 Polícia / Law Enforcement Officer
 Página 2 de 4

Perigos relacionados com este trabalho

Acidentes graves
Os acidentes são mais prováveis durante a resposta de emergência da polícia / aplicação da lei e de  que podem ocorrer especialmente ao fazer primeiros socorros trabalho, radiopatrulha condução e controle de motim, cair enquanto sobe e desce de telhados ou enquanto persegue suspeitos de um crime.

Ferimentos causados por faca ou outro objeto (metal laminado, bastão de baseball, etc), como resultado de ser atacado por pessoas contatadas no âmbito do direito (suspeitos, condenados, os seus simpatizantes, etc.)
Ferimentos causados por amostragem ou descuidados tiro por outros (incl. “fogo amigo”)
Auto-infligido ferimentos causados durante a limpeza de armas, de carga, etc.
Acidente de carro ou moto enquanto persegue veículos que fogem, ou enquanto rápida ondução em resposta a chamadas de emergência.

Riscos físicos
A exposição ao ambiente os fatores ambientais (baixas ou altas temperaturas do ar, chuva, vento, neve, sol) resultando em aguda (resfriado comum, calor, desidratação, etc) ou crônicas (reumatismo, etc)  doenças
A exposição a elevados níveis de ruído a partir da sirene de emergência ou no campo de tiro.
 
Riscos químicos
A exposição ao chumbo, enquanto dirige no tráfego, trabalhando no campo de tiro.[Ver Nota 1]
A exposição a níveis excessivos de monóxido de carbono enquanto dirige no tráfego.
Riscos biológicos
Risco de contrair uma doença contagiosa (HIV, hepatite infecciosa, raiva, etc), como resultado de uma agulha, prejuízo, mordida humana ou animal, ou um contactofísico com infectado / pessoas doentes (especialmente os membros da grupos de alto risco)
Infecção causada por insetos ou roedores, enquanto entram em casas abandonadas para fins de inspecção, pesquisa, observação, etc.

 
Fatores  Ergonômico,  psicossociais e  organizacional
Longos períodos de tempo gasto dentro de veículos pode, no decurso do tempo, causar um resultado musculosquelético:
 – Perturbações (esp. dores no corpo)
 – Transtornos Traumáticos Cumulativos de extremidades inferiores, como resultado de um longo tempo, extensos  atribuições de patrulha à pé;
 – Estresse pós-traumático (EPT), mais provável se o incidente foi testemunhado pela polícia resultou em ferimentos graves ou morte de qualquer das partes envolvidas;
 – A exposição a diferentes estressores psicológicos (stress – relacionados com distúrbios podem se manifestar como  problemas comportamentais, problemas familiares ou conjugais, ou, por vezes, como o álcool ou substância abuso);
 – Pessoais e / ou problemas familiares causados por turnos, trabalho irregular horas (incluindo à noite), constante  estado de alerta (incl. quando de folga), as relações com colegas e superiores hierárquicos dentro de uma  sistema típico de polícia e de aplicação da lei de forças, fatores psicossociais e similares [Ver Nota 2];
 – Medo de ser processado depois das ações a que pareceu ser claramente indicadas como necessárias durante um evento, mas mais tarde não seja considerado como tal (especialmente por outros), quando os momentos de pico de estresse foram passadas [Ver Nota 3]
 – A papelada, por oposição ao ativo da aplicação da lei, são muitas vezes vivido como um grande estressor.

 
________________________________________
 Página 3

 Internacional sobre Profissão Perigo Fichas
 Polícia / Law Enforcement Officer
 Página 3 de 4

Medidas preventivas


Quando em serviço, usar o equipamento de protecção individual previsto para a tarefa em mãos, por exemplo, roupas à prova de bala;
Use proteção auditiva adequada sobre o campo de tiro;
Nas operações de salvamento ou quando se trata de toxicodependentes, tomar precauções para evitar contato com fluidos corporais, em especial do sangue.
Não expor cortes ou feridas cutâneas abertas de outros fluidos corporais, para evitar a contaminação por agentes que causam doenças como a AIDS, hepatite, etc.
Fazer exercícios de relaxamento e realizá-las durante longos prazos de espera
Procurar aconselhamento psicológico ou profissional se enfrentando relacionadas com o trabalho.
Escolha turnos com horários que tenham o menor efeito nocivo sobre a saúde do trabalhador, família e vida pessoal – consultar funcionários e especialistas em programação de mudança.
________________________________________
 Página 4

 Internacional sobre Profissão Perigo Fichas
 Polícia / Law Enforcement Officer
 Página 4 de 4
 Informação especializada
 Sinónimos
 Policia / mulher, Law Enforcement Officer, Officer, Cop [gíria]

Definições  e / ou  descrição

Defende o público do ataque, assalto e roubo.  Toma presos sob  controle, sempre que possível e transporta-los para a prisão ou outra retenção facilidade.  Trabalha no controle de tráfego, para violadores das leis de tráfego . 
Dispersa multidões indisciplinadas. Prove primeiros socorros em acidentes, se não houver outros mais altamente qualificados  (médicos, enfermeiros, MDA), em cena. Cumpre mandados e faz detenções de pessoas procuradas.  Testemunha em tribunal para apresentar  evidências sobre casos.  Guarda prisioneiros detidos na delegacia de polícia ou na sala detenção pendentes audiências.
Pesquisas todos os prisioneiros de armas, contrabando, drogas e outros artigos prejudiciais.  Pode investigar delinquentes, sobre causas de detenção e fazer recomendações ao magistrado para o caso.  Na maioria das jurisdições, se sobre ou fora de serviço, estes agentes são esperados para exercer a sua autoridade, sempre que necessário (Baseado no DOT
[Police Officer I, II, III] e Occ.  Outlook Handbook [Polícia, detetives, agentes e especiais]

Relacionados e  específicos, ocupações
Agente de Polícia – Identificação e Registros Unidade; policial – Relações com a Comunidade Unidade; policial – Tráfego Unidade; Police Officer – Reclamação Avaliação Unidade; Police Officer – Agente de Polícia – motor / Unidade Montada; Polícia  Officer – Unidade de Investigação; Police Officer – Homicídio Unidade; Police Officer – Academia de Polícia Instrutor; Policial —  Vice Unidade; Police Officer – Unidade dos Assuntos Internos, e Agente de Polícia – Fingerprint Unidade [Além disso, o nome de  Detetive podem ser ligadas a cada uma das profissões acima]; marechal; xerife adjunto; soldado, etc.

Tarefas
Prender; assistindo (cidadãos, etc); perseguindo; controlo; consulta; direcionando tráfego; condução; avaliação (provas,
 reclamações, etc); análise; impounding; emissora (bilhetes, relatórios, etc); fingerprinting; imobilizar um prisioneiro;
 investigar; negociação; patrulhamento; proteger; responder (para chamadas, alarmes, etc); comunicação; executando; tiro;
 combate; depondo; formação
Equipamentos Primário utilizados
Equipamentos de comunicação; veículos de diferentes tipos (principalmente automóveis); armas (incluindo armas pessoais); equipamento de protecção individual (coletes à prova de bala, capacetes, escudos, etc); subduing antimotim e equipamentos de controlo (incl.  algemas, clubes, do fumo, granadas, lançadores, redes, etc);
Workplaces onde o  ocupação é Comum
As autoridades administrativas nos diferentes níveis: estadual, regional, municipal, local, etc: aplicação da lei das agências
Diferentes tipos: civis, militares ou paramilitares
 
Notas
1.  Firing-gama instrutores devem apresentar periódicos urina / sangue para o chumbo.
2.  A profissão de uma Polícia / Law Enforcement Officer raramente é uma reunião atitude imparcial por parte do  público: pode variar de alto respeito e louvor ao desprezo e ódio, dependendo da consciência social  obediente à lei e as práticas de uma determinada pessoa ou grupo.  Isso, muitas vezes imprevisível, emocional diversidade
 contribui para o desenvolvimento da ansiedade e semelhantes traços pessoais em Polícia / Law Enforcement Officers.
3.  Esses pensamentos podem fazer acções segundo olhar desnecessários (em especial para os outros e em uma hora mais tarde, quando o stress é menor) e do resultado de ter agido pode levar a uma redução na pontuação, possível a remoção do policial vigor, e até mesmo a perda da pensão devida ao funcionário.
 4.  Polícia / Law Enforcement Officers 200% têm um maior risco de doenças cardiovasculares, incluindo ataque cardíaco  e acidente vascular cerebral, além da população em geral.
 
Referências
 Encyclopaedia of Occupational Health and Safety, 4th ed., OIT, Genebra, 1998, vol.3, p.95.9 – 95,12.
 Occupational Outlook Handbook, E.U. Departamento do Trabalho, 1996 – 1997 Ed., P.  303 – 306.
 Medicina Ocupacional e Ambiental, de William N. Rom (Ed.), Little, Brown & Co., 1992, p.729.
 Publicado pela HDOEDIT (© OIT / CEI, 1999) programa.  Actualizado por AS.  Aprovada pela DG.  Última actualização: 13/12/2000.

Autor: tenpedroso

Tenente da Polícia Militar do Paraná, Graduando em Direito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s